terça-feira, 2 de abril de 2013

Alimentos que Aceleram o Metabolismo

Nas minhas andanças pela internet e pesquisas, vi um tema que achei interessante abordar aqui no blog, alimentos que aceleram o metabolismo.
Mas afinal  o que é o metabolismo? Nada mais é a taxa com que o seu corpo queima calorias para se manter vivo, é o conjunto de transformações que os nutrientes sofrem no interior do nosso corpo, o organismo trabalha mais rápido para perder gorduras.
Eu sempre reclamei desse tal de metabolismo, até porque cada pessoa tem um diferente, alguns trabalham mais rápido, outros são mais preguiçosos... o engraçado é que os metabolismos mais rápidos são daquelas pessoas magrinhas de ruim, que comem comem e comem e nem sonham em engordar... sortudas não?!
Mas tudo bem, existem alimentos que ajudam a acelerar o tal do metabolismo preguiçoso... vamos ver quais são eles...

Água gelada. Gelada???
Sim gelada, o seu organismo vai gastar energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºC, que é a nossa temperatura corporal interna. Já sabemos que consumir bastante água diariamente faz muito bem ao nosso organismo, consumi-la gelada, faz nosso organismo queimar mais calorias.

Pimenta Vermelha.
Acelera o metabolismo porque aumenta a circulação e a temperatura do corpo, além de melhorar a digestão. Tem a propriedade de retirar as gorduras das artérias, podemos consumi-la em forma de molho ou ao natural.

Gengibre.
Possui ação anti-inflamatória. O efeito acontece por alguns de seus compostos, que são antioxidantes e termogênicos. Pode ser utilizado para temperar pratos, preparar sucos...

Chá verde.
Esse é um grande conhecido por nós adeptos da R.E... ele é um excelente antioxidante. Ele reduz a absorção de açúcar no sangue, diminui a compulsão por carboidratos, acelera o transito intestinal, favorece a utilização das gorduras como fonte de energia. Recomenda-se tomar uma xícara do chá logo pela manhã.

Ômega 3.
São aliados na perda de gordura por manter níveis saudáveis de açúcar no sangue, inibindo o armazenamento de calorias como gorduras, e aumentando a produção de calor. Onde encontrar: óleo de prímula, óleo de peixes como salmão ou sardinha, semente de linhaça.

Dicas:

* Dê preferencia por alimentos ricos em fibras como grãos integrais, legumes, verduras e frutas. Todos eles são ricos em fibras e pobres em gorduras, fazendo com que levem mais tempo para serem digeridos, por isso aceleram o metabolismo.

* Reduza o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar, farinhas refinadas. Ao serem refinados, as fibras são retiradas e dão lugar aos açúcares. Esses tipos de alimentos são digeridos rapidamente, isso engana o cérebro, que vai fazer você ficar com mais fome e pouco tempo.

* Opte por proteínas magras, como peixe, frango, ricota, cottage, ovo, soja, patinho. Elas ajudam a formar os músculos, e estes, consomem calorias mais rápido, além disso, diminuem a velocidade de digestão dos carboidratos, que vai fazer com que você demore mais a sentir fome.

* Aposte nas gorduras amigas para ajudar a limpar as artérias. Além de retardar a digestão do carboidrato, elas vão permitir que a energia seja gasta de forma mais homogênea. Elas são encontradas em castanhas do pará, castanha de cajú, amêndoa, amendoim, pistache, azeite de oliva, abacate, semente de gergelim, semente de girassol. Cuidado para não exagerar no consumo.

Todas são dicas que provavelmente já conhecemos, outras não, mas fica a dica para não esquecer e dar mais uma ajuda na R.E!


Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem alguma dúvida, sugestão ou recado? Deixe aqui! Obrigada pela visita, pelo comentário, e volte sempre!
Tem blog? Deixe aqui para eu conhecer! ;)