quinta-feira, 4 de abril de 2013

Substituições nem sempre do bem!

Li uma matéria muito interessante sobre o assunto e quis compartilhar com vocês...
As vezes tomamos atitudes, saudáveis até, mas que colocam toda a dieta em risco e desregulam nossa perda de peso, vejamos os exemplos...

Tomar refrigerante zero na refeição

Mesmo não tendo calorias, seu consumo não é indicado. O sabor artificial ativa os receptores de carboidratos, o que faz que o organismo absorva mais açúcar. Há também o problema dos aditivos químicos, que, para eliminá-los, o corpo gasta nutrientes que deveriam ser usados para queimar gordura, o resultado é o peso extra. Troca inteligente: substitua uma latinha de refrigerante por um copo de chá, além de ser mais saudável, ajuda a queimar calorias dependendo do tipo.

Substituir o açúcar por adoçantes

O seu uso causa um efeito negativo, pois aumenta a absorção da glicose, que passa a ser armazenada na forma de gordura na região abdominal. Troca inteligente: eduque o paladar e não utilize o adoçante em chás, iogurtes e sucos.  A redução de calorias nem acaba sendo tão significativa, mas a diferença nos ponteiros da balança sim!

Não comer carboidratos na refeição para aproveitar a sobremesa

Em um primeiro momento, você pode até achar que está substituindo o valor calórico de um pelo outro. Mas acredite, essa troca não é benéfica. Os nutrientes do doce não podem ser comparados aos dos que são encontrados nas fontes de carboidratos da refeição. Troca inteligente: resista e troque o pedaço de uma torta doce (320 calorias) por um combinado de quatro colheres (sopa) de arroz integral e duas colheres (sopa) de feijão. Isso economiza 120 calorias.

São coisas que as vezes nem nos damos conta que fazemos, e muitas vezes achamos que estamos fazendo certo...
No caso do refrigerante e do doce, eu já aderi desde o primeiro dia do ano de 2013, nunca mais tomei nem comi... já o adoçante, ainda tenho que aprender a usar menos no iogurte... rs


Instagram

4 comentários:

  1. Oi Carol, vim conhecer seu blog através do site do Desafio de Inverno que tbm estou participando.
    Li seu post ref. ao Refri Zero e tbm acho que não faz bem nenhum tipo de refri tanto light,diet ou zero, eu estou conseguindo elimina-lo da minha viada aos poucos.
    Bjus
    Estou lhe seguindo!
    http://novoshabitosvidanova.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, estou bem empolgada com esse desafio Ju... é mais uma motivação para nós né...
      É, eu cortei qualquer tipo de refrigerante, nunca liguei de ficar sem graças a Deus... mas tomara que você consiga eliminar também, faz um bem enorme...

      Vou passar no seu blog agora! =)

      Muito obrigada pela visita e volte sempre!

      Beijão!!!!

      Excluir
  2. É muito complicado essas coisas que teoricamente são para auxiliar na perda de peso. Uma hora a ciência diz que faz bem, em outra hora ela diz que faz mal.
    Ainda estou em processo de emagrecimento e não fiz uso de nenhuma dessas coisas e graaaças vem dado certo :)

    Adorei seu blog e estamos juntas aqui nessa luta rumo ao nosso peso ideal.
    Já estou seguindo

    Kissu ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada hora dizem uma coisa né...
      Eu mesma cortei definitivamente qualquer refrigerante e sobremesa... e não tenho sentido falta ainda bem...

      Obrigada pela visita, volte sempre, será muito bem vinda!!!

      Beijão e boa sorte para nós! =)

      Excluir

Tem alguma dúvida, sugestão ou recado? Deixe aqui! Obrigada pela visita, pelo comentário, e volte sempre!
Tem blog? Deixe aqui para eu conhecer! ;)