domingo, 17 de março de 2013

O efeito Platô

Imagine o caso: você começa uma dieta e no início vai emagrecendo. Chega um ponto, entretanto, que, mesmo seguindo o mesmo cardápio, você para de emagrecer.
Esse é o efeito platô! Ele é muito comum, pois o metabolismo fica cada vez mais lento com a dieta adotada.
À medida que você emagrece, reduz as gorduras, aí você passa a gastar menos calorias e a dieta perde o efeito.
A solução para o problema é aumentar a quantidade de músculos esqueléticos (que são responsáveis pelos movimentos voluntários, eles ficam sobre os ossos). A fórmula para isso são os exercícios, principalmente os de esforço, como caminhada com passo rápido. Ao se exercitar, você ganhará mais músculos esqueléticos e passará a gastar mais energia, podendo prosseguir na dieta com sucesso.

Dicas para enfrentar o efeito platô:
 1. Não exagere nos exercícios físicos. Comece devagar ou aumente gradualmente os que já pratica. Frequentar uma academia é uma boa pedida.
2. Não suba na balança todos os dias. Deixe para fazer isso uma vez por semana. Use uma fita métrica. Mesmo que você não tenha perdido peso, se a sua cintura diminuiu um pouco, isso já servirá como estímulo. Depois você continuará emagrecendo. Procure entrar em contato com pessoas que têm o mesmo problema e "trocar figurinhas" sobre a dieta que está seguindo (o Instagram é uma ótima pedida!).
3. Conscientize-se de que você vai perder peso de forma mais lenta. Perder 1 kg por semana é o ideal.
4. Quando abusar da comida, não se pese logo em seguida, pois o peso extra refere-se à comida e não ao que você engordou (a comida será metabolizada e boa parte eliminada). Muita gente se assusta e no dia seguinte fica praticamente em jejum, desregulando o metabolismo.
5. Em nenhuma hipótese você deve desanimar e desistir das dietas, o que a fará voltar a engordar e lhe trará uma desconfortável sensação de frustração. Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem alguma dúvida, sugestão ou recado? Deixe aqui! Obrigada pela visita, pelo comentário, e volte sempre!
Tem blog? Deixe aqui para eu conhecer! ;)